RESGATE
Força Aérea Brasileira resgata pescador próximo a Fernando de Noronha
Na madrugada desta terça-feira (12/08), uma operação coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) – Esquadrão Falcão - resultou no resgate de um tripulante com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que estava a bordo de um barco pesqueiro, a cerca de 150 quilômetros de Fernando de Noronha (PE).
As coordenações da missão tiveram início na noite anterior, após o recebimento das informações pelo Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (SALVAERO) em Recife, unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (SALVAMAR). A aeronave H-36 Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Natal (RN) às 2h25, realizou reabastecimento em Fernando de Noronha e, ao nascer do sol, seguiu para as coordenadas da embarcação.
Após o resgate, o paciente — brasileiro de 43 anos — que apresentava turvação visual, cefaleia, hiporexia e vômitos, foi levado para Natal para atendimento médico.
Apesar do espaço reduzido da embarcação — cerca de 15 metros de comprimento e apenas 3 m² de área livre para o resgate —, a equipe militar da FAB, treinada para atuar nos mais diversos cenários, realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) com segurança e rapidez.
Segundo o Suboficial Wandré da Silva Pinto, técnico em enfermagem que integrou a equipe, o estado do paciente era preocupante. “Ele já estava bastante debilitado, desidratado, com a visão comprometida e sinais de derrame cerebral. Se não fosse removido a tempo, a situação poderia se agravar rapidamente”, declarou.
A missão reforça o papel essencial das unidades de Busca e Salvamento (SAR) da Força Aérea Brasileira, capazes de atuar em cenários críticos, preservando vidas e cumprindo seu compromisso com a segurança e o apoio à população brasileira.
Fotos: Suboficial Wandré